segunda-feira, 31 de março de 2014

A minha alma de Poeta


"Não sei se me engana Passos,
se Esteves, se Portas,
não sei qual deles me engana.

Üm diz que me quer bem,
outro jura que mo quer;
mas, em jura de PSD
quem crerá, se eles não crêm?
Não posso não crer a Passos,
a Esteves, nem Portas,
mas não sei qual deles me engana.

Üm demite-se
que só de forma irrevogável;
a outra diz que se fina;
Portas, que bebe os ventos.
Se cuido que mente Passos,
também mentirá Portas;
mas quem mente, não me engana."

Sei é que neste momento o autor deste poema deve estar à volta na tumba. 

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Da adaptação sim. Contudo, o poema original não é meu, e é super conhecido, Mark. Creio que não o desvirtuei assim tanto...

      Eliminar
    2. Não conhecia de todo! De facto, a situação política em Portugal até dá para poesia sarcástica. Só o "irrevogável" Portas é uma boa fonte de inspiração.

      Eliminar
    3. Já não dão a Lírica de Camões na escola Mark?
      " Não sei se me engana Helena
      Se Maria, se Joana
      Não sei qual delas mais me engana"

      Não te diz nada?

      Eliminar
    4. Agora, não sei. Eu acho que dei. LOL Não gostei muito de estudar o Camões (recordas-te de te ter dito que saiu no meu exame nacional de Português? Eu a rezar a todos os santinhos para que não saísse...).

      Esses versos não me dizem mesmo nada...

      Eliminar
    5. Está juventude anda perdida... Lol

      Eliminar
    6. LOL Não tinha lido este post LOL

      Eliminar
    7. Pois não tinha lido, porque não tinha feito a ronda LOLOL

      Eliminar
    8. Conheces o original, Namorado?
      Originalmente, foi colocado num post do Coelho, num comentário qq...

      Eliminar
    9. És o orgulho do Camões, Horatius.

      Eliminar
    10. Deve estar às voltas na tumba neste momento... lolol
      Tu conhecias o original, Coelho?

      Eliminar
    11. Quando o postaste lá no blog fiz uma pesquisa, e sim, reconheci. Mas não estudei lírica de Camões.

      Eliminar
    12. Será que só eu é que dei isso? LOL

      Eliminar